Pareceres de Exames APH - 2012/2011

03-11-2012

Parecer sobre os Testes Intermédios de História 9º ano de escolaridade 07 de Maio de 2012 (versões 1 e 2)

  • Em termos gerais, considera-se que as questões são muito claras e que os documentos utilizados são expressivos, tendo sido muito útil a tradução de algumas expressões incluídas em documentos iconográficos.
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02-08-2012

Parecer sobre as Provas escritas de História B - Prova 723/1ª e 2ª Fase -2012

  • A APH considera que as provas de História B são equilibradas em termos cronológicos e quanto aos conteúdos escolhidos, tendo em consideração os que são passíveis de serem incluídos em provas de exame.
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02-08-2012

Parecer sobre a Prova escrita de História A, 12º ano de Escolaridade - Prova 623/2ª Fase - 2012

  • A APH considera que a prova de História A do 12º ano é uma prova equilibrada em termos cronológicos e quanto aos conteúdos escolhidos, abrangendo três momentos fundamentais da História contemporânea, mundial e nacional (Portugal e o mundo após a Primeira guerra Mundial, O mundo capitalista ocidental da Segunda Guerra Mundial à atualidade, o 25 de abril e as opções da política externa portuguesa).
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31-07-2012

Parecer sobre as Provas escritas de História da Cultura e das Artes, Prova 724/1ª e 2ª Fase - 2012

  • A A.P.H. considera que as provas de História da Cultura e das Artes incidiram sobre conteúdos do programa significativos e que os documentos iconográficos são relevantes, bem como os documentos escritos que com eles se relacionam. Realça o esforço feito para relacionar documentação diversificada, solicitando-se a compreensão e problematização da mesma, aspecto com o qual concordamos.
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26-07-2012

Parecer sobre a prova escrita de História A -12º ano - 1ª fase de 2012

  • Uma prova de História de final do ensino secundário deve ser uma prova exigente, que teste não apenas os conhecimentos adquiridos pelos alunos, mas também as suas competências históricas, desenvolvidas ao longo dos três anos que constituem este ciclo de ensino.
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Parecer sobre a Prova de História A - 12º Ano - 1ª fase de 2011

  • Uma prova de História de final do ensino secundário deve ser uma prova exigente, que teste não apenas os conhecimentos adquiridos pelos alunos, mas também as suas competências históricas, desenvolvidas ao longo dos três anos que constituem este ciclo de ensino.
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Parecer sobre a Prova de História A - 12º Ano - 2ª fase de 2011

  • Não cremos que seja significativo repetir observações genéricas referidas no parecer elaborado para a primeira fase do exame desta disciplina. Seremos, pelo facto, bastante mais sucintos.
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Parecer sobre a Prova de História B - 2ª fase de 2011

  • A Associação de Professores de História (APH), considera esta prova como sendo equilibrada e exequível para os alunos a que se destina, abrangendo uma quantidade razoável dos conteúdos leccionados.
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Parecer sobre a Prova de História A - 12º Ano - 2ª fase de 2011

  • Em termos gerais, considera-se a prova menos acessível do que a que foi apresentada na 1ª fase. Trata-se de uma prova com um grau de dificuldade elevado.
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Parecer sobre o Exame de História da Cultura e das Artes - 1ª fase de 2011

  • Apesar de não ter sido solicitada à Associação de Professores de História uma análise prévia das provas de exame de História da Cultura e das Artes (facto que não só estranhamos como lamentamos, pois esta é uma disciplina cujos conteúdos programáticos são do domínio da área científica da História)1, elaborámos um parecer sobre a prova de exame que se realizou.
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Parecer sobre a Prova de História B - 1ª fase de 2011

  • A Associação de Professores de História (APH), considera esta prova como sendo equilibrada e exequível para os alunos a que se destina, abrangendo uma quantidade razoável de conteúdos, ligados por uma linha estruturante – a análise de períodos de ruptura e crise.
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Parecer sobre a Prova de História A - 12º Ano - 1ª fase de 2011

  • Em termos gerais, considera-se a prova acessível sem ser facilitadora. Percorre os vários módulos do programa de forma equilibrada, o que representa uma mais valia em relação ao trabalho efectuado pelos alunos ao longo do ano lectivo, permitindo assim que estes vejam o seu esforço recompensado. Apesar de todas as questões estarem directamente relacionadas com as fontes, a prova permite, simultaneamente, a mobilização dos conhecimentos adquiridos ao nível do 12º ano de escolaridade.
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