Pareceres de Exames APH - 2014/2013

24-07-2014

Parecer sobre a Prova escrita de História A, Prova 623 / 2ª Fase – 2014

24-07-2014

Parecer sobre a Prova escrita de História B, Prova 723 / 2ª Fase – 2014

24-07-2014

Parecer sobre a Prova escrita de História da Cultura e das Artes, Prova 724 / 2ª Fase – 2014

24-06-2014

Parecer sobre a Prova escrita de História A, Prova 623 / 1ª Fase – 2014

24-06-2014

Parecer sobre a Prova escrita de História B, Prova 723 / 1ª Fase – 2014

24-06-2014

Parecer sobre a Prova escrita de História da Cultura e das Artes, Prova 724 / 1ª Fase – 2014

28-01-2014

APH – Esclarecimento sobre a matriz da prova 623, de história a, relativa ao exame final nacional, 2013/14

12-07-2013

Parecer sobre a Prova escrita de História da Cultura e das Artes, 10º e 11º Anos de Escolaridade - Prova 724/1ª Fase; 2013

  • A prova escrita de História da Cultura e das Artes apresenta uma qualidade gráfica muito adequada, com documentação diversificada e significativa.
  • De uma maneira geral as questões estão bem formuladas e os critérios de correção são suficientemente variados e abrangentes, facilitando, assim, o trabalho dos professores classificadores. Há, no entanto, três exceções que, no nosso entender, poderiam ter sido abordadas de outra forma...
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10-07-2013

Parecer sobre a Prova escrita de História A, Prova 623/1ª Fase; 2013

  • Uma prova de História de 12º ano não se deve limitar a testar os conhecimentos adquiridos pelos alunos mas, igualmente, testar outras valências desenvolvidas ao longo dos três anos deste ciclo de ensino, nomeadamente a capacidade de análise, interpretação, contextualização e síntese de documentos de vários tipos e, por vezes, contraditórios, levando o aluno a refletir criticamente. Uma prova deste tipo deve, em suma, centrar-se no que é essencial para a reflexão histórica.
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10-07-2013

Parecer sobre a prova escrita de História B, Prova 723/1ª Fase, 2013

  • A APH considera que a prova de História B é equilibrada em termos cronológicos e quanto aos conteúdos escolhidos. .
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21-03-2013

Parecer sobre as metas curriculares

  • O programa de História do 7º ano de escolaridade, em vigor desde 1991 é, presentemente, muito extenso, devido a ter sido pensado para uma realidade educativa diferente: à disciplina de História no 3º ciclo do Ensino Básico estavam atribuídas três aulas de 50 minutos por semana no 7º, outras três no 8º e outras 3 no 9º ano.
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  • O documento apresentado é uma versão simplificada do Plano de Organização do ensino-Aprendizagem, datado de 1991.
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