Plano de atividades para 2014

Com o novo ano procedemos à divulgação do plano de atividades para 2014.

Introduzimos alterações que consideramos significativas na medida em que tentamos aproximar, ainda mais, a APH dos seus associados. Afacilidade de comunicação através da utilização das novas tecnologias facilita-nos em muito esta tarefa, sendo a comunicação feita quase em tempo real.

Iremos iniciar uma nova publicação em formato digital, com publicações das comunicações do Congresso de 2013 e de artigos de associados. Esta constitui uma forma de divulgarmos temas atuais mas que são, muitas vezes, de difícil acesso para a maioria dos docentes, por não se encontrarem facilmente disponíveis. Pretendemos, também, iniciar a publicação de uma revista quadrimestral, denominada AmPHora, destinada a conter artigos de historiadores, de especialistas em educação, de professores e de alunos.

Mantemos o repto anteriormente lançado aos nossos associados - enviem-nos artigos e/ou trabalhos realizados com os vossos alunos que gostassem de ver publicados!

Continuamos a promover a formação contínua de professores, considerando prioritária a atualização nas vertentes científica e pedagógica, numa perspetiva integradora, tentando, sempre que possível, dar resposta às necessidades sentidas pelos associados. Pretendemos, assim, contribuir para uma contínua melhoria do ensino da nossa disciplina.

Das atividades previstas destacamos a realização de uma visita de estudo, promovida por uma escola em parceria com a APH. Sevilha, Granada e Córdova são os locais de destino. As nossas Conversas à Margem procuram estabelecer um diálogo profícuo entre especialistas e associados, abordando, sempre que possível, temas fraturantes e polémicos. Como em tudo, as nossas propostas só fazem sentido com a vossa participação.

Várias foram as parcerias estabelecidas, no ano transato, entre a APH e outras instituições. De entre elas, destacamos a que foi realizada com a Real Maestranza de Ronda, com o intuito de promover a 7ª edição do concurso de História para jovens, “Eustory”. Será uma excelente oportunidade para os nossos alunos iniciarem, ou darem continuidade, a trabalhos de investigação no domínio da História, e de partilharem as suas experiências com outros jovens europeus. Contamos com a vossa colaboração para divulgar e participar neste projeto!

Desejamos-vos um Bom Ano e relembramos que são vocês a razão da existência da APH.

A Direcção da APH


voltar ao topo