A Eva morreu sábado 16 de maio, tinha 90 anos. A Eva Lasbarrères da Silva foi Professora de História, sócia nº 300 da APH com quem manteve uma ligação ativa e afetiva durante muitos anos, parte deles já reformada.

Completou a licenciatura em Ciências Histórico Filosóficas, na Universidade de Coimbra, e começou a sua carreira de Professora em 1956 na Escola T.E. Francisco de Arruda, em Lisboa.

Ainda jovem a Eva foi diretora da escola Fernando Pessoa, que converteu num autêntico “laboratório” pedagógico, dirigido à formação de professores e ao ensino rigoroso e criativo que marcou muitos dos estudantes que por lá passaram. Conduziu a escola com tato, inteligência, perspicácia, com orientação firme mas partilhada e respeito por todos. Muitos dos que com ela viveram aquele período contam que foi ali, com a Eva, que realmente se formaram do ponto de vista profissional e humano. Eram anos de descobertas, de sonhos, de paixão. Vivia-se intensamente. Em torno dela nasceu e cimentou-se uma amizade incondicional de um grupo alargado e diversificado de homens e mulheres com um sonho de um mundo melhor e mais justo.

A Eva exerceu também lugares de liderança no Ministério da Educação, e envolveu-se  na produção e supervisão de livros escolares na área dos estudos sociais. Foi autora de manuais escolares de História e Ciências Sociais. A sua ânsia de vida levou-a a participar e acompanhar de perto inúmeras iniciativas no âmbito da divulgação e do conhecimento da História. A viagem a Cabo Verde no Creoula, com um grupo de jovens alunos do secundário, é um exemplo de uma revivência histórica que ela recordava com prazer.

A memória da Eva é maior do que a enorme saudade que deixa. Fica da sua passagem pela vida a presença de uma mulher à frente do seu tempo.

A APH - Associação de Professores de História é uma associação científico‑pedagógica de professores de História de todos os ciclos e graus de ensino.

Contactos Gerais

Telefone

(+351) 217 647 201

Telemóvel

(+351) 964 952 357

Email

secretariado@aph.pt