Caros associados, caros colegas professores de História

  • Em 1998 ocorreu uma enorme diminuição na carga horária de História, uma vez que foram retirados 2 tempos letivos de 50′ a HGP no 2.º ciclo e 3 tempos de 50′ no 3.º ciclo.
  • Em 2018/2019, num quadro de autonomia das escolas, e no decorrer do processo de adoção das Aprendizagens Essenciais (AE), ocorreram novas reduções na carga horária da disciplina em muitas escolas.
  • Em 2019, realizámos um inquérito aos docentes de História para conhecer a situação real. O respetivo relatório encontra-se publicado aqui.
  • Em 2019/2020 a tutela, correspondendo positivamente ao pedido efetuado pela APH, lançou uma nova disciplina, em regime de oferta de escola, para ser exclusivamente lecionada por docentes dos grupos 200 e 400, intitulada História, Culturas e Democracia (HCD), e cujas AE foram elaboradas pela APH e pelo CITCEM-FLUP. Veja aqui.
  • Neste ano de 2021, terminado o período de implementação das AE, desejamos conhecer a evolução da situação no que aos tempos letivos de História diz respeito. Para tal, propomos-vos que respondam a um novo inquérito, de forma a podermos ter um retrato fidedigno do que se passa a este respeito nas escolas.

A aplicação deste inquérito aos docentes de História é da responsabilidade da Associação de Professores de História. É confidencial e anónimo, e é essencial para recolher um conjunto de informações basilares que fundamentem a nossa reivindicação, junto da tutela, relativamente ao estabelecimento de tempos mínimos para as disciplinas de História. Participe.

 

A APH - Associação de Professores de História é uma associação científico‑pedagógica de professores de História de todos os ciclos e graus de ensino.

Contactos Gerais

Telefone

(+351) 217 647 201

Telemóvel

(+351) 964 952 357

Email

secretariado@aph.pt