“Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”

A Direção-Geral da Educação dinamiza, em coorganização com o Mémorial de la Shoah, o Seminário Internacional sobre a Memória e o Ensino do Holocausto, no contexto do qual se realiza um curso de formação para professores de todos os grupos de recrutamento, de 15 horas, intitulado “Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”, nos dias 2, 3 e 4 de maio de 2024, no Pequeno Auditório do Centro de Congressos de Aveiro.

A Direção-Geral da Educação dinamiza, em coorganização com o Mémorial de la Shoah, o Seminário Internacional sobre a Memória e o Ensino do Holocausto, no contexto do qual se realiza um curso de formação para professores de todos os grupos de recrutamento, de 15 horas, intitulado “Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”, nos dias 2, 3 e 4 de maio de 2024, no Pequeno Auditório do Centro de Congressos de Aveiro.

Ligações para publicações recentes do CNE

Remetemos, abaixo, ligações para publicações recentes do CNE:

Remetemos, abaixo, ligações para publicações recentes do CNE:

Mapeamento de Manuais Escolares de História 1782-2017

Disponibilizamos aos nossos sócios um levantamento abrangente de manuais escolares de História, editados em Portugal entre os anos de 1782 e de 2017.

Disponibilizamos aos nossos sócios um levantamento abrangente de manuais escolares de História, editados em Portugal entre os anos de 1782 e de 2017.

Finalistas das Olimpíadas de História: 2023 / 2024

As Olimpíadas da História são uma iniciativa da Associação de Professores de História (APH), em parceria com o CITCEM-FLUP. O professor Armando Oliveira da Comissão Diretiva Regional do Norte é o dinamizador da iniciativa. Com a sua aplicação pretende-se que os jovens reconheçam a importância do estudo da História para o desenvolvimento de competências analíticas que proporcionem leituras informadas e críticas do tempo presente.

As Olimpíadas da História são uma iniciativa da Associação de Professores de História (APH), em parceria com o CITCEM-FLUP. O professor Armando Oliveira da Comissão Diretiva Regional do Norte é o dinamizador da iniciativa. Com a sua aplicação pretende-se que os jovens reconheçam a importância do estudo da História para o desenvolvimento de competências analíticas que proporcionem leituras informadas e críticas do tempo presente.

Call for Practices em Educação Inclusiva

A EuroClio e os parceiros da EuroClio na Academia de Professores Erasmus+ SENSEI: Educação Escolar para Inclusão Sustentável e Equitativa, na qual a Associação de Professores de História (APH) participa (https://education.ec.europa.eu/news/16-new-erasmus-teacher-academies-to-promote-excellence-in-teacher-education-in-europe), procuram práticas de ensino centradas na educação inclusiva.
As práticas recebidas servirão de base para o curso de Formação Inicial e para o curso híbrido de formação contínua, que pretendemos desenvolver no âmbito do projeto SENSEI, destinado a professores.
Neste projeto, lidaremos com a questão de como incluir todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente alunos com necessidades educativas especiais, incluindo alunos com dislexia, PHDA e outras dificuldades de aprendizagem, mas também alunos com alto desempenho; alunos de origem migrante; alunos de minorias nacionais, culturais ou religiosas; alunos de diferentes origens socioeconómicas, alunos membros de comunidades LGBTQI+ e alunas (com o foco na representação equitativa).

A EuroClio e os parceiros da EuroClio na Academia de Professores Erasmus+ SENSEI: Educação Escolar para Inclusão Sustentável e Equitativa, na qual a Associação de Professores de História (APH) participa (https://education.ec.europa.eu/news/16-new-erasmus-teacher-academies-to-promote-excellence-in-teacher-education-in-europe), procuram práticas de ensino centradas na educação inclusiva.
As práticas recebidas servirão de base para o curso de Formação Inicial e para o curso híbrido de formação contínua, que pretendemos desenvolver no âmbito do projeto SENSEI, destinado a professores.
Neste projeto, lidaremos com a questão de como incluir todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente alunos com necessidades educativas especiais, incluindo alunos com dislexia, PHDA e outras dificuldades de aprendizagem, mas também alunos com alto desempenho; alunos de origem migrante; alunos de minorias nacionais, culturais ou religiosas; alunos de diferentes origens socioeconómicas, alunos membros de comunidades LGBTQI+ e alunas (com o foco na representação equitativa).

XVII Convocatória do Concurso de História para jovens Eustory «Finalidades partilhadas. As nossas instituições e as suas histórias»

A XVII Convocatória do Concurso de História para jovens Eustory tem como tema «Finalidades partilhadas. As nossas instituições e as suas histórias».
Pretende-se que o aluno investigue sobre uma instituição que exista ou existiu na região onde habita, investigando acerca do papel que desempenha ou desempenhou, quando foi criada, quais os seus fundadores e o porquê da sua criação. Também pode investigar a partir dos testemunhos de pessoas que, de alguma forma, no presente ou no passado, fazem ou fizeram parte de alguma instituição. O trabalho deve refletir uma perspetiva local, regional, nacional ou continental.

Data limite da entrega dos trabalhos: 18 de agosto de 2024. A data do carimbo dos correios é a data considerada.

A XVII Convocatória do Concurso de História para jovens Eustory tem como tema «Finalidades partilhadas. As nossas instituições e as suas histórias».
Pretende-se que o aluno investigue sobre uma instituição que exista ou existiu na região onde habita, investigando acerca do papel que desempenha ou desempenhou, quando foi criada, quais os seus fundadores e o porquê da sua criação. Também pode investigar a partir dos testemunhos de pessoas que, de alguma forma, no presente ou no passado, fazem ou fizeram parte de alguma instituição. O trabalho deve refletir uma perspetiva local, regional, nacional ou continental.

Data limite da entrega dos trabalhos: 18 de agosto de 2024. A data do carimbo dos correios é a data considerada.

AS VÁRIAS FACES DO ENSINO DE HISTÓRIA

Caros associados: procedemos à divulgação do livro As várias faces do ensino da História, de Ivo Mattozzi.

Caros associados: procedemos à divulgação do livro As várias faces do ensino da História, de Ivo Mattozzi.

Comemorações 50 anos 25 de Abril

A APH, no âmbito da parceria estabelecida com a Comissão Comemorativa, participa nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril através das seguintes atividades, a realizar no ano letivo de 2023-2024:
– Concurso História militar e Juventude
– ações de formação

A APH, no âmbito da parceria estabelecida com a Comissão Comemorativa, participa nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril através das seguintes atividades, a realizar no ano letivo de 2023-2024:
– Concurso História militar e Juventude
– ações de formação

Parecer da APH em relação ao Decreto-Lei n.º 80-A/2023, de 6 de setembro

Parecer da Associação de Professores de História em relação ao Decreto-Lei n.º 80-A/2023, de 6 de setembro, que define os requisitos de formação científica das áreas disciplinares dos grupos de recrutamento de docentes titulares de cursos pós-Bolonha em procedimentos de contratação de escola.

Parecer da Associação de Professores de História em relação ao Decreto-Lei n.º 80-A/2023, de 6 de setembro, que define os requisitos de formação científica das áreas disciplinares dos grupos de recrutamento de docentes titulares de cursos pós-Bolonha em procedimentos de contratação de escola.

Historia, Culturas e Democracia. Matrículas, ano letivo 2023-2024

HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA (HCD) é uma nova disciplina anual, optativa, destinada, preferencialmente, aos alunos dos cursos científico humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Socioeconómicas e de Artes Visuais do Ensino Secundário.

HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA (HCD) é uma nova disciplina anual, optativa, destinada, preferencialmente, aos alunos dos cursos científico humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Socioeconómicas e de Artes Visuais do Ensino Secundário.

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Vale a pena ser sócio da APH?

Os associados da APH têm acesso a conteúdos exclusivos do site e possuem prioridade na inscrição e descontos em atividades promovidas pela APH e pelos seus parceiros.

Notícias

Segundo Webinar Sensei: Co-Construction of Inclusive Practices

O segundo webinar muda o seu foco para aplicações práticas da educação inclusiva em história. Esta sessão tem como objetivo equipar os professores com dicas e estratégias tangíveis que possam ser implementadas em contexto de sala de aula. Especificamente, abordará as necessidades de comunidades sub-representadas, insistindo na importância de os alunos assumirem um papel ativo no seu processo de aprendizagem.

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Finalistas das Olimpíadas de História: 2023 / 2024

As Olimpíadas da História são uma iniciativa da Associação de Professores de História (APH), em parceria com o CITCEM-FLUP. O professor Armando Oliveira da Comissão Diretiva Regional do Norte é o dinamizador da iniciativa. Com a sua aplicação pretende-se que os jovens reconheçam a importância do estudo da História para o desenvolvimento de competências analíticas que proporcionem leituras informadas e críticas do tempo presente.

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Primeiro Webinar Sensei: Understanding Inclusion in Education

Gostaria de criar um ambiente de aprendizagem inclusivo que atenda às diversas necessidades de todos os alunos? Está preocupado com a politização destas questões e gostaria de orientação? Quer seja um educador experiente ou esteja a iniciar-se na profissão, o nosso próximo webinar, “Compreendendo a Inclusão na Educação”, oferece orientações e estratégias práticas que o podem ajudar a melhorar os seus métodos de ensino.

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Atividades

Avaliação em História

Ação Nº 17-2023/2024
Formadora: Mariana Lagarto
Modalidade: Curso / Online
Número de horas: 25 h
Datas: Sessões síncronas – 14, 21 e 28 de maio de 2024 (das 18h às 22h) / 4 de junho de 2024 (das 18h às 22h). Sessões assíncronas – 9h
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-125084/24
Custo da ação: associados: 85€; não associados: 115€
Prazo de inscrição: 6 de maio de 2024

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Mulheres de poder no Portugal medieval

Ação Nº: 16-2023/2024 Turma: 1
Modalidade: Curso / Online
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123347/24
Formadoras: Ana Maria S. A. Rodrigues, Inês Olaia, Manuela Santos Silva e Maria Barreto Dávila
Número de horas: 25 (18 síncronas + 7 assíncronas)
Datas e horários: julho de 2024 – dias 15, 16, 17, 18 e 19 das 17h às 20h / dia 20 das 9.30h às 12.30h
Custo da ação: associados: 85€; não associados: 115€
Prazo de inscrição: 8 de julho de 2024

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APH nos Media

Artigo de Ricardo Pinto e Chaves

Partilhamos aqui o link de uma reflexão produzida pelo nosso associado, Ricardo Pinto e Chaves, resultante da sua participação na workshop «Writing History», que se realizou na House of European History, nos dias 13 e 14 de maio de 2023, como representante da APH, no contexto de uma parceria estabelecida entre a EUROCLIO e a House of European History.

Mais informações

A APH - Associação de Professores de História é uma associação científico‑pedagógica de professores de História de todos os ciclos e graus de ensino.

Contactos Gerais

Telefone

(+351) 217 647 201
(chamada para rede fixa nacional)

Telemóvel

(+351) 964 952 357
(chamada para rede móvel nacional)

Email

secretariado@aph.pt