Finalistas das Olimpíadas de História: 2023 / 2024

As Olimpíadas da História são uma iniciativa da Associação de Professores de História (APH), em parceria com o CITCEM-FLUP. O professor Armando Oliveira da Comissão Diretiva Regional do Norte é o dinamizador da iniciativa. Com a sua aplicação pretende-se que os jovens reconheçam a importância do estudo da História para o desenvolvimento de competências analíticas que proporcionem leituras informadas e críticas do tempo presente.

As Olimpíadas da História são uma iniciativa da Associação de Professores de História (APH), em parceria com o CITCEM-FLUP. O professor Armando Oliveira da Comissão Diretiva Regional do Norte é o dinamizador da iniciativa. Com a sua aplicação pretende-se que os jovens reconheçam a importância do estudo da História para o desenvolvimento de competências analíticas que proporcionem leituras informadas e críticas do tempo presente.

Primeiro Webinar Sensei: Understanding Inclusion in Education

Gostaria de criar um ambiente de aprendizagem inclusivo que atenda às diversas necessidades de todos os alunos? Está preocupado com a politização destas questões e gostaria de orientação? Quer seja um educador experiente ou esteja a iniciar-se na profissão, o nosso próximo webinar, “Compreendendo a Inclusão na Educação”, oferece orientações e estratégias práticas que o podem ajudar a melhorar os seus métodos de ensino.

Gostaria de criar um ambiente de aprendizagem inclusivo que atenda às diversas necessidades de todos os alunos? Está preocupado com a politização destas questões e gostaria de orientação? Quer seja um educador experiente ou esteja a iniciar-se na profissão, o nosso próximo webinar, “Compreendendo a Inclusão na Educação”, oferece orientações e estratégias práticas que o podem ajudar a melhorar os seus métodos de ensino.

Call for Practices em Educação Inclusiva

A EuroClio e os parceiros da EuroClio na Academia de Professores Erasmus+ SENSEI: Educação Escolar para Inclusão Sustentável e Equitativa, na qual a Associação de Professores de História (APH) participa (https://education.ec.europa.eu/news/16-new-erasmus-teacher-academies-to-promote-excellence-in-teacher-education-in-europe), procuram práticas de ensino centradas na educação inclusiva.
As práticas recebidas servirão de base para o curso de Formação Inicial e para o curso híbrido de formação contínua, que pretendemos desenvolver no âmbito do projeto SENSEI, destinado a professores.
Neste projeto, lidaremos com a questão de como incluir todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente alunos com necessidades educativas especiais, incluindo alunos com dislexia, PHDA e outras dificuldades de aprendizagem, mas também alunos com alto desempenho; alunos de origem migrante; alunos de minorias nacionais, culturais ou religiosas; alunos de diferentes origens socioeconómicas, alunos membros de comunidades LGBTQI+ e alunas (com o foco na representação equitativa).

A EuroClio e os parceiros da EuroClio na Academia de Professores Erasmus+ SENSEI: Educação Escolar para Inclusão Sustentável e Equitativa, na qual a Associação de Professores de História (APH) participa (https://education.ec.europa.eu/news/16-new-erasmus-teacher-academies-to-promote-excellence-in-teacher-education-in-europe), procuram práticas de ensino centradas na educação inclusiva.
As práticas recebidas servirão de base para o curso de Formação Inicial e para o curso híbrido de formação contínua, que pretendemos desenvolver no âmbito do projeto SENSEI, destinado a professores.
Neste projeto, lidaremos com a questão de como incluir todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente alunos com necessidades educativas especiais, incluindo alunos com dislexia, PHDA e outras dificuldades de aprendizagem, mas também alunos com alto desempenho; alunos de origem migrante; alunos de minorias nacionais, culturais ou religiosas; alunos de diferentes origens socioeconómicas, alunos membros de comunidades LGBTQI+ e alunas (com o foco na representação equitativa).

XVII Convocatória do Concurso de História para jovens Eustory «Finalidades partilhadas. As nossas instituições e as suas histórias»

A XVII Convocatória do Concurso de História para jovens Eustory tem como tema «Finalidades partilhadas. As nossas instituições e as suas histórias».
Pretende-se que o aluno investigue sobre uma instituição que exista ou existiu na região onde habita, investigando acerca do papel que desempenha ou desempenhou, quando foi criada, quais os seus fundadores e o porquê da sua criação. Também pode investigar a partir dos testemunhos de pessoas que, de alguma forma, no presente ou no passado, fazem ou fizeram parte de alguma instituição. O trabalho deve refletir uma perspetiva local, regional, nacional ou continental.

Data limite da entrega dos trabalhos: 18 de agosto de 2024. A data do carimbo dos correios é a data considerada.

A XVII Convocatória do Concurso de História para jovens Eustory tem como tema «Finalidades partilhadas. As nossas instituições e as suas histórias».
Pretende-se que o aluno investigue sobre uma instituição que exista ou existiu na região onde habita, investigando acerca do papel que desempenha ou desempenhou, quando foi criada, quais os seus fundadores e o porquê da sua criação. Também pode investigar a partir dos testemunhos de pessoas que, de alguma forma, no presente ou no passado, fazem ou fizeram parte de alguma instituição. O trabalho deve refletir uma perspetiva local, regional, nacional ou continental.

Data limite da entrega dos trabalhos: 18 de agosto de 2024. A data do carimbo dos correios é a data considerada.

AS VÁRIAS FACES DO ENSINO DE HISTÓRIA

Caros associados: procedemos à divulgação do livro As várias faces do ensino da História, de Ivo Mattozzi.

Caros associados: procedemos à divulgação do livro As várias faces do ensino da História, de Ivo Mattozzi.

Comemorações 50 anos 25 de Abril

A APH, no âmbito da parceria estabelecida com a Comissão Comemorativa, participa nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril através das seguintes atividades, a realizar no ano letivo de 2023-2024:
– Concurso História militar e Juventude
– ações de formação

A APH, no âmbito da parceria estabelecida com a Comissão Comemorativa, participa nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril através das seguintes atividades, a realizar no ano letivo de 2023-2024:
– Concurso História militar e Juventude
– ações de formação

Parecer da APH em relação ao Decreto-Lei n.º 80-A/2023, de 6 de setembro

Parecer da Associação de Professores de História em relação ao Decreto-Lei n.º 80-A/2023, de 6 de setembro, que define os requisitos de formação científica das áreas disciplinares dos grupos de recrutamento de docentes titulares de cursos pós-Bolonha em procedimentos de contratação de escola.

Parecer da Associação de Professores de História em relação ao Decreto-Lei n.º 80-A/2023, de 6 de setembro, que define os requisitos de formação científica das áreas disciplinares dos grupos de recrutamento de docentes titulares de cursos pós-Bolonha em procedimentos de contratação de escola.

Historia, Culturas e Democracia. Matrículas, ano letivo 2023-2024

HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA (HCD) é uma nova disciplina anual, optativa, destinada, preferencialmente, aos alunos dos cursos científico humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Socioeconómicas e de Artes Visuais do Ensino Secundário.

HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA (HCD) é uma nova disciplina anual, optativa, destinada, preferencialmente, aos alunos dos cursos científico humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Socioeconómicas e de Artes Visuais do Ensino Secundário.

Concurso História Militar e Juventude – 2024

“História Militar e Juventude” é um concurso promovido pela Associação de Professores de História (APH) e pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM). Mais uma vez, conta com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril como parceira e com o Plano Nacional de Leitura 2027, a Associação dos Municípios Portugueses, a Associação 25 de Abril e a Liga dos Combatentes como apoios.

“História Militar e Juventude” é um concurso promovido pela Associação de Professores de História (APH) e pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM). Mais uma vez, conta com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril como parceira e com o Plano Nacional de Leitura 2027, a Associação dos Municípios Portugueses, a Associação 25 de Abril e a Liga dos Combatentes como apoios.

Olimpíadas de História

As Olimpíadas da História são uma iniciativa da Associação de Professores de História (APH), em parceria com o CITCEM-FLUP. Com a sua aplicação pretende-se que os jovens reconheçam a importância do estudo da História para o desenvolvimento de competências analíticas que proporcionem leituras informadas e críticas do tempo presente. As Olimpíadas de História são dinamizadas pelo professor Armando Oliveira, da Comissão Diretiva Regional do Norte.

As Olimpíadas da História são uma iniciativa da Associação de Professores de História (APH), em parceria com o CITCEM-FLUP. Com a sua aplicação pretende-se que os jovens reconheçam a importância do estudo da História para o desenvolvimento de competências analíticas que proporcionem leituras informadas e críticas do tempo presente. As Olimpíadas de História são dinamizadas pelo professor Armando Oliveira, da Comissão Diretiva Regional do Norte.

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Vale a pena ser sócio da APH?

Os associados da APH têm acesso a conteúdos exclusivos do site e possuem prioridade na inscrição e descontos em atividades promovidas pela APH e pelos seus parceiros.

Notícias

Finalistas das Olimpíadas de História: 2023 / 2024

As Olimpíadas da História são uma iniciativa da Associação de Professores de História (APH), em parceria com o CITCEM-FLUP. O professor Armando Oliveira da Comissão Diretiva Regional do Norte é o dinamizador da iniciativa. Com a sua aplicação pretende-se que os jovens reconheçam a importância do estudo da História para o desenvolvimento de competências analíticas que proporcionem leituras informadas e críticas do tempo presente.

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Primeiro Webinar Sensei: Understanding Inclusion in Education

Gostaria de criar um ambiente de aprendizagem inclusivo que atenda às diversas necessidades de todos os alunos? Está preocupado com a politização destas questões e gostaria de orientação? Quer seja um educador experiente ou esteja a iniciar-se na profissão, o nosso próximo webinar, “Compreendendo a Inclusão na Educação”, oferece orientações e estratégias práticas que o podem ajudar a melhorar os seus métodos de ensino.

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Seminário “O Holocausto como ponto de partida”

Estão abertas as inscrições para mais um seminário do Mémorial de la Shoah (Paris) - O Holocausto como ponto de partida - com os parceiros da Catalunha e de Portugal (Memoshoá), a ter lugar  presencialmente em Barcelona, nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2024.    O...

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Convocatória – Assembleia Geral

Nos termos dos Art.ºs 12º, 13º, 14º e 15º dos Estatutos da APH, convoco a Assembleia Geral da Associação de Professores de História para uma reunião ordinária a realizar na modalidade de videoconferência, no dia 23 de março de 2024, pelas 10 horas, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
1. Aprovação do Relatório de Atividades de 2023
2. Aprovação do Relatório de Contas de 2023
3. Aprovação do Orçamento para 2024

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Atividades

O mundo romano através da Hispânia

Ação Nº: 8-2023/2024 Turma: 2
Modalidade: Curso / Online
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120868/23
Formadora: Ana Caessa
Número de horas: 25 (20 síncronas + 5 assíncronas)
Datas e horário: 22 de Junho de 2024 – das 10h às 12h e das 14.30h às 17.30h / 29 de junho de 2024 – das 9h às 12h e das 14.30h às 17.30h / 6 de Julho de 2024 – das 9h às 12h e das 14.30h às 17.30h / 27 de Julho de 2024 – das 10h às 13h
Custo da ação: associados: 85€; não associados: 115€
Prazo de inscrição: 14 de junho de 2024

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Portugal Liberal oitocentista: contributos para a História local

Ação Nº 3-2023/2024 – Turma 3
Formador: Nuno Pousinho
Modalidade: Curso / Online
Número de horas: 25 h
Datas: Sessões síncronas – 18 de junho de 2024 – das 17h às 20.30h / 19 de junho de 2024 – das 17h às 20.30h / 20 de junho – das 17.30h às 20.30h / 25 de junho – das 17.30h às 20.30h / 27 de junho – das 17.30h às 20.30h. Sessões assíncronas – 9h
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-119685/23
Custo da ação: associados: 85€; não associados: 115€
Prazo de inscrição: 4 de junho de 2024

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Cria Vínculos com a História: contextos e forma de colaboração entre a investigação científica e o ensino básico e secundário

Ação Nº: 12-2023/2024 Destinatários: Grupos 200 e 400
Modalidade: ACD / Presencial
Local: Colégio Almada Negreiros (FCSH-NOVA)
Formadores: Maria de Lurdes Rosa, Mafalda Soares da Cunha, Miguel Pereira Aguiar, Nuno Pousinho e António Camões Gouveia
Número de horas: 6 h
Data e horário: 13 de abril de 2024, das 10h às 13h e das 14h às 17h
Custo da ação: Gratuita
Prazo de inscrição: 5 de abril de 2024

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Conversas em torno da avaliação

Ação Nº: 10-2023/2024
Modalidade: ACD / Formação à distância
Formadora: Mariana Lagarto
Número de horas: 4 h
Data e horário: 16 de março de 2024, das 9h às 13h
Custo da ação: Associados – 10€ / Não associados – 20€
Prazo de inscrição: 11 de março de 2024

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APH nos Media

Artigo de Ricardo Pinto e Chaves

Partilhamos aqui o link de uma reflexão produzida pelo nosso associado, Ricardo Pinto e Chaves, resultante da sua participação na workshop «Writing History», que se realizou na House of European History, nos dias 13 e 14 de maio de 2023, como representante da APH, no contexto de uma parceria estabelecida entre a EUROCLIO e a House of European History.

Mais informações

A APH - Associação de Professores de História é uma associação científico‑pedagógica de professores de História de todos os ciclos e graus de ensino.

Contactos Gerais

Telefone

(+351) 217 647 201
(chamada para rede fixa nacional)

Telemóvel

(+351) 964 952 357
(chamada para rede móvel nacional)

Email

secretariado@aph.pt