A EuroClio e os parceiros da EuroClio na Academia de Professores Erasmus+ SENSEI: Educação Escolar para Inclusão Sustentável e Equitativa, na qual a Associação de Professores de História (APH) participa (https://education.ec.europa.eu/news/16-new-erasmus-teacher-academies-to-promote-excellence-in-teacher-education-in-europe), procuram práticas de ensino centradas na educação inclusiva.
As práticas recebidas servirão de base para o curso de Formação Inicial e para o curso híbrido de formação contínua, que pretendemos desenvolver no âmbito do projeto SENSEI, destinado a professores.
Neste projeto, lidaremos com a questão de como incluir todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente alunos com necessidades educativas especiais, incluindo alunos com dislexia, PHDA e outras dificuldades de aprendizagem, mas também alunos com alto desempenho; alunos de origem migrante; alunos de minorias nacionais, culturais ou religiosas; alunos de diferentes origens socioeconómicas, alunos membros de comunidades LGBTQI+ e alunas (com o foco na representação equitativa).
A EuroClio e os parceiros da EuroClio na Academia de Professores Erasmus+ SENSEI: Educação Escolar para Inclusão Sustentável e Equitativa, na qual a Associação de Professores de História (APH) participa (https://education.ec.europa.eu/news/16-new-erasmus-teacher-academies-to-promote-excellence-in-teacher-education-in-europe), procuram práticas de ensino centradas na educação inclusiva.
As práticas recebidas servirão de base para o curso de Formação Inicial e para o curso híbrido de formação contínua, que pretendemos desenvolver no âmbito do projeto SENSEI, destinado a professores.
Neste projeto, lidaremos com a questão de como incluir todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente alunos com necessidades educativas especiais, incluindo alunos com dislexia, PHDA e outras dificuldades de aprendizagem, mas também alunos com alto desempenho; alunos de origem migrante; alunos de minorias nacionais, culturais ou religiosas; alunos de diferentes origens socioeconómicas, alunos membros de comunidades LGBTQI+ e alunas (com o foco na representação equitativa).
Assim, abrimos este call for practices questionando se desenvolveu alguma prática de ensino que evidencie aspetos de inclusão e que queira compartilhar connosco, como por exemplo:
- Promoção da inclusão por meio da seleção de conteúdos ou através da conceção e implementação de estratégias inclusivas de ensino-aprendizagem ou de estratégias de gestão em sala de aula
- Concessão de voz a grupos e indivíduos marginalizados ou negligenciados até agora na educação, identificando e procurando soluções para os problemas encontrados.
- Inclusão, em materiais didáticos, do papel desempenhado por grupos marginalizados no passado ou no presente.
Pretendemos recolher práticas de baixo custo e fáceis de replicar.
Por favor, preencha o formulário fornecendo uma breve descrição da sua prática de ensino (similar a https://euroclio.eu/resource/involving-students-in-lesson-planning/) até 3 de abril de 2024.
Também apreciamos quaisquer outros comentários que queira partilhar connosco. Somos flexíveis quanto ao formato e idioma da sua apresentação. Pode enviá-la em português. Esta será traduzida por nós para a língua inglesa.
O objetivo geral do projeto SENSEI é preparar futuros professores de história para uma educação histórica inclusiva mais sintonizada com as realidades das sociedades do século XXI. Identificar boas práticas de ensino é crucial para o sucesso do nosso projeto. As práticas selecionadas serão incluídas nos materiais do curso a desenvolver pelo projeto e serão disponibilizadas no site da EuroClio e da APH, em formato de blog. O devido crédito será dado ao autor. Os autores selecionados serão convidados a participar noutras atividades do SENSEI.
Link para o formulário – Práticas em educação inclusiva – Formulários Google