Trata-se de um projeto internacional, colaborativo, na área da História e da Educação Cívica. O projeto foi proposto pelo Centro Eslovaco para a Comunicação e Desenvolvimento, com o apoio financeiro da rede EUSTORY – Fundação Körber.

O projeto encontra-se a ser desenvolvido por instituições parceiras diretamente envolvidas, pertencentes aos seguintes países: Dinamarca, Irlanda, Israel e Portugal: Associação de Professores de História; Universidade de Coimbra (FLUC) e Universidade Nova de Lisboa (FCSH) e por instituições parceiras envolvidas indiretamente, dos seguintes países: Alemanha, Eslováquia, Espanha e Itália. Tem, como países observadores a Moldávia, a Polónia e o Reino Unido. Rege-se pelos seguintes objetivos, a desenvolver pelos alunos envolvidos no projeto:

  • Analisar acontecimentos e processos controversos
  • Promover pesquisas de fontes primárias e secundárias e a sua crítica
  • Promover investigação histórica rigorosa e íntegra
  • Desenvolver a empatia histórica
  • Aprofundar a reflexão crítica
  • Construir narrativas históricas mais consensuais e abrangentes

Em Portugal, o projeto é coordenado pelo presidente da Associação de Professores de História, Miguel Monteiro de Barros e pelas responsáveis pelos Mestrados em Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário das Universidades de Coimbra – FLUC e Nova de Lisboa – FSCH. Pela Universidade de Coimbra, as responsáveis pela aplicação do projeto são a professora investigadora e coordenadora do curso, Ana Isabel Sacramento Sampaio Ribeiro e a professora investigadora Clara Isabel Serrano. No âmbito do Mestrado em Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, da FLUC, a professora estagiária Madalena Fernandes encontra-se a desenvolver este projeto nas suas aulas. Pela Universidade Nova de Lisboa, a responsável pela aplicação do projeto é a professora e investigadora coordenadora do curso, Raquel Pereira Henriques. Este ano desenvolveu-se um projeto piloto, tendo este, em Portugal, sido desenvolvido pela professora estagiária do Mestrado em Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade Nova, Ana Catarina Pinto, com um trabalho colaborativo de investigação realizado pelos alunos, sob a sua orientação.

Disponibilizam-se aqui trabalhos efetuados no âmbito deste projeto:

Ana Catarina Pinto, da FCSH-NOVA: HistEdu_Ana_Catarina

Madalena Fernandes, da FLUC_UC: Relatório aplicação projeto Histórias Controversas em Sala de Aula

Relatório final do projeto HistEdu HistEdu_Pilot_Dec2023_FINAL

 

 

A APH - Associação de Professores de História é uma associação científico‑pedagógica de professores de História de todos os ciclos e graus de ensino.

Contactos Gerais

Telefone

(+351) 217 647 201
(chamada para rede fixa nacional)

Telemóvel

(+351) 964 952 357
(chamada para rede móvel nacional)

Email

secretariado@aph.pt