Este projeto é financiado pelo Erasmus+ Programme (ERASMUS). Trata-se de uma parceria multinacional, cuja coordenação internacional cabe à EUROCLIO.

Participam no projeto as seguintes instituições:

  • EUROCLIO. Coordenadora do projeto: Alice Modena
  • Scoala Gimnaziala, Roménia. Responsável: Otilia Cazimir
  • Danish History Teachers’ Association, Dinamarca. Responsável: Mirela Redzic
  • University of Wroclaw, Polónia. Responsável: Joanna Wojdon
  • Clio ’92, Itália. Responsável: Marco Tibaldini
  • Global Impact Institute. Responsável: Uwe Brandenburg
  • Labyrinth School, Chéquia. Responsável: Monika Mandelickova
  • Euskal Herriko Ikastolak, Espanha. Responsáveis Harri Beobide e Amaia Lamikiz Jauregiondo
  • CSU Leskovac, Sérvia. Responsáveis: Andjela Kostic, Olivera Ivanovic e Ana Zdravkovic
  • Associação de Professores de História, Portugal. Responsável: Miguel Monteiro de Barros
  • Universidade de Florença, Itália. Responsáveis: Silvia Guetta e Davide Capperucci

Em setembro de 2019, a UE albergou o II Encontro Europeu de Educação. Este evento focou-se no papel desempenhado pelos professores no processo de ensino-aprendizagem. O encontro realizou-se com base em investigações prévias, na literatura existente sobre o papel dos professores no ensino-aprendizagem de estudantes com dificuladdes de aprendizagem, nos desafios que estes professores e alunos enfrentam e, ainda, nos resultados a inquéritos de âmbito europeu. As conclusões não foram boas, com os professores a reportarem a falta de formação no que respeita ao ensino-aprendizagem de alunos com dificuldades de aprendizagem. Espera-se, com este projeto:

  • Alcançar um entendimento alargado sobre o que é a inclusão e como é que a inclusão de sucesso se pode desenvolver nas salas de aula. Este entendimento assegurará que todos os elementos necessários serão tidos em conta, desde a inclusão de alunos com heranças culturais diversas, a alunos de Educação Especial e a alunos pouco motivados.
  • Garantir formação de professores internacional de qualidade, facilitando a adaptação de métodos inovativos de sucesso a outros contextos e áreas disciplinares.
  • Desenvolver oportunidades de desenvolvimento profissional sustentáveis, nomeadamente no que respeita à formação contínua, assim contribuindo para a inovação do ensino-aprendizagem. Estas oportunidades, abertas a todos os professores portugueses e de outros países europeus terão lugar em formato de cursos de formação à distância, assim como de eventos presenciais intensivos, locais e internacionais, valorizando as aprendizagens entretanto adquiridas.

 

A APH - Associação de Professores de História é uma associação científico‑pedagógica de professores de História de todos os ciclos e graus de ensino.

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