Ligações para publicações recentes do CNE

Remetemos, abaixo, ligações para publicações recentes do CNE:

Remetemos, abaixo, ligações para publicações recentes do CNE:

Mapeamento de Manuais Escolares de História 1782-2017

Disponibilizamos aos nossos sócios um levantamento abrangente de manuais escolares de História, editados em Portugal entre os anos de 1782 e de 2017.

Disponibilizamos aos nossos sócios um levantamento abrangente de manuais escolares de História, editados em Portugal entre os anos de 1782 e de 2017.

Finalistas das Olimpíadas de História: 2023 / 2024

As Olimpíadas da História são uma iniciativa da Associação de Professores de História (APH), em parceria com o CITCEM-FLUP. O professor Armando Oliveira da Comissão Diretiva Regional do Norte é o dinamizador da iniciativa. Com a sua aplicação pretende-se que os jovens reconheçam a importância do estudo da História para o desenvolvimento de competências analíticas que proporcionem leituras informadas e críticas do tempo presente.

As Olimpíadas da História são uma iniciativa da Associação de Professores de História (APH), em parceria com o CITCEM-FLUP. O professor Armando Oliveira da Comissão Diretiva Regional do Norte é o dinamizador da iniciativa. Com a sua aplicação pretende-se que os jovens reconheçam a importância do estudo da História para o desenvolvimento de competências analíticas que proporcionem leituras informadas e críticas do tempo presente.

Call for Practices em Educação Inclusiva

A EuroClio e os parceiros da EuroClio na Academia de Professores Erasmus+ SENSEI: Educação Escolar para Inclusão Sustentável e Equitativa, na qual a Associação de Professores de História (APH) participa (https://education.ec.europa.eu/news/16-new-erasmus-teacher-academies-to-promote-excellence-in-teacher-education-in-europe), procuram práticas de ensino centradas na educação inclusiva.
As práticas recebidas servirão de base para o curso de Formação Inicial e para o curso híbrido de formação contínua, que pretendemos desenvolver no âmbito do projeto SENSEI, destinado a professores.
Neste projeto, lidaremos com a questão de como incluir todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente alunos com necessidades educativas especiais, incluindo alunos com dislexia, PHDA e outras dificuldades de aprendizagem, mas também alunos com alto desempenho; alunos de origem migrante; alunos de minorias nacionais, culturais ou religiosas; alunos de diferentes origens socioeconómicas, alunos membros de comunidades LGBTQI+ e alunas (com o foco na representação equitativa).

A EuroClio e os parceiros da EuroClio na Academia de Professores Erasmus+ SENSEI: Educação Escolar para Inclusão Sustentável e Equitativa, na qual a Associação de Professores de História (APH) participa (https://education.ec.europa.eu/news/16-new-erasmus-teacher-academies-to-promote-excellence-in-teacher-education-in-europe), procuram práticas de ensino centradas na educação inclusiva.
As práticas recebidas servirão de base para o curso de Formação Inicial e para o curso híbrido de formação contínua, que pretendemos desenvolver no âmbito do projeto SENSEI, destinado a professores.
Neste projeto, lidaremos com a questão de como incluir todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente alunos com necessidades educativas especiais, incluindo alunos com dislexia, PHDA e outras dificuldades de aprendizagem, mas também alunos com alto desempenho; alunos de origem migrante; alunos de minorias nacionais, culturais ou religiosas; alunos de diferentes origens socioeconómicas, alunos membros de comunidades LGBTQI+ e alunas (com o foco na representação equitativa).

XVII Convocatória do Concurso de História para jovens Eustory «Finalidades partilhadas. As nossas instituições e as suas histórias»

A XVII Convocatória do Concurso de História para jovens Eustory tem como tema «Finalidades partilhadas. As nossas instituições e as suas histórias».
Pretende-se que o aluno investigue sobre uma instituição que exista ou existiu na região onde habita, investigando acerca do papel que desempenha ou desempenhou, quando foi criada, quais os seus fundadores e o porquê da sua criação. Também pode investigar a partir dos testemunhos de pessoas que, de alguma forma, no presente ou no passado, fazem ou fizeram parte de alguma instituição. O trabalho deve refletir uma perspetiva local, regional, nacional ou continental.

Data limite da entrega dos trabalhos: 18 de agosto de 2024. A data do carimbo dos correios é a data considerada.

A XVII Convocatória do Concurso de História para jovens Eustory tem como tema «Finalidades partilhadas. As nossas instituições e as suas histórias».
Pretende-se que o aluno investigue sobre uma instituição que exista ou existiu na região onde habita, investigando acerca do papel que desempenha ou desempenhou, quando foi criada, quais os seus fundadores e o porquê da sua criação. Também pode investigar a partir dos testemunhos de pessoas que, de alguma forma, no presente ou no passado, fazem ou fizeram parte de alguma instituição. O trabalho deve refletir uma perspetiva local, regional, nacional ou continental.

Data limite da entrega dos trabalhos: 18 de agosto de 2024. A data do carimbo dos correios é a data considerada.

Comemorações 50 anos 25 de Abril

A APH, no âmbito da parceria estabelecida com a Comissão Comemorativa, participa nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril através das seguintes atividades, a realizar no ano letivo de 2023-2024:
– Concurso História militar e Juventude
– ações de formação

A APH, no âmbito da parceria estabelecida com a Comissão Comemorativa, participa nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril através das seguintes atividades, a realizar no ano letivo de 2023-2024:
– Concurso História militar e Juventude
– ações de formação

Historia, Culturas e Democracia. Matrículas, ano letivo 2023-2024

HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA (HCD) é uma nova disciplina anual, optativa, destinada, preferencialmente, aos alunos dos cursos científico humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Socioeconómicas e de Artes Visuais do Ensino Secundário.

HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA (HCD) é uma nova disciplina anual, optativa, destinada, preferencialmente, aos alunos dos cursos científico humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Socioeconómicas e de Artes Visuais do Ensino Secundário.

Concurso História Militar e Juventude – 2024

“História Militar e Juventude” é um concurso promovido pela Associação de Professores de História (APH) e pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM). Mais uma vez, conta com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril como parceira e com o Plano Nacional de Leitura 2027, a Associação dos Municípios Portugueses, a Associação 25 de Abril e a Liga dos Combatentes como apoios.

“História Militar e Juventude” é um concurso promovido pela Associação de Professores de História (APH) e pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM). Mais uma vez, conta com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril como parceira e com o Plano Nacional de Leitura 2027, a Associação dos Municípios Portugueses, a Associação 25 de Abril e a Liga dos Combatentes como apoios.

Olimpíadas de História

As Olimpíadas da História são uma iniciativa da Associação de Professores de História (APH), em parceria com o CITCEM-FLUP. Com a sua aplicação pretende-se que os jovens reconheçam a importância do estudo da História para o desenvolvimento de competências analíticas que proporcionem leituras informadas e críticas do tempo presente. As Olimpíadas de História são dinamizadas pelo professor Armando Oliveira, da Comissão Diretiva Regional do Norte.

As Olimpíadas da História são uma iniciativa da Associação de Professores de História (APH), em parceria com o CITCEM-FLUP. Com a sua aplicação pretende-se que os jovens reconheçam a importância do estudo da História para o desenvolvimento de competências analíticas que proporcionem leituras informadas e críticas do tempo presente. As Olimpíadas de História são dinamizadas pelo professor Armando Oliveira, da Comissão Diretiva Regional do Norte.

Projetos Internacionais APH

Esta página destina-se à divulgação dos projetos internacionais nos quais a APH se encontra envolvida

Esta página destina-se à divulgação dos projetos internacionais nos quais a APH se encontra envolvida

3

Vale a pena ser sócio da APH?

Os associados da APH têm acesso a conteúdos exclusivos do site e possuem prioridade na inscrição e descontos em atividades promovidas pela APH e pelos seus parceiros.

Notícias

“Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”

A Direção-Geral da Educação dinamiza, em coorganização com o Mémorial de la Shoah, o Seminário Internacional sobre a Memória e o Ensino do Holocausto, no contexto do qual se realiza um curso de formação para professores de todos os grupos de recrutamento, de 15 horas, intitulado “Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”, nos dias 2, 3 e 4 de maio de 2024, no Pequeno Auditório do Centro de Congressos de Aveiro.

Mais informações

Segundo Webinar Sensei: Co-Construction of Inclusive Practices

O segundo webinar muda o seu foco para aplicações práticas da educação inclusiva em história. Esta sessão tem como objetivo equipar os professores com dicas e estratégias tangíveis que possam ser implementadas em contexto de sala de aula. Especificamente, abordará as necessidades de comunidades sub-representadas, insistindo na importância de os alunos assumirem um papel ativo no seu processo de aprendizagem.

Mais informações

Finalistas das Olimpíadas de História: 2023 / 2024

As Olimpíadas da História são uma iniciativa da Associação de Professores de História (APH), em parceria com o CITCEM-FLUP. O professor Armando Oliveira da Comissão Diretiva Regional do Norte é o dinamizador da iniciativa. Com a sua aplicação pretende-se que os jovens reconheçam a importância do estudo da História para o desenvolvimento de competências analíticas que proporcionem leituras informadas e críticas do tempo presente.

Mais informações

Atividades

Avaliação em História

Ação Nº 17-2023/2024
Formadora: Mariana Lagarto
Modalidade: Curso / Online
Número de horas: 25 h
Datas: Sessões síncronas – 14, 21 e 28 de maio de 2024 (das 18h às 22h) / 4 de junho de 2024 (das 18h às 22h). Sessões assíncronas – 9h
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-125084/24
Custo da ação: associados: 85€; não associados: 115€
Prazo de inscrição: 6 de maio de 2024

Mais informações

Mulheres de poder no Portugal medieval

Ação Nº: 16-2023/2024 Turma: 1
Modalidade: Curso / Online
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123347/24
Formadoras: Ana Maria S. A. Rodrigues, Inês Olaia, Manuela Santos Silva e Maria Barreto Dávila
Número de horas: 25 (18 síncronas + 7 assíncronas)
Datas e horários: julho de 2024 – dias 15, 16, 17, 18 e 19 das 17h às 20h / dia 20 das 9.30h às 12.30h
Custo da ação: associados: 85€; não associados: 115€
Prazo de inscrição: 8 de julho de 2024

Mais informações

APH nos Media

Artigo de Ricardo Pinto e Chaves

Partilhamos aqui o link de uma reflexão produzida pelo nosso associado, Ricardo Pinto e Chaves, resultante da sua participação na workshop «Writing History», que se realizou na House of European History, nos dias 13 e 14 de maio de 2023, como representante da APH, no contexto de uma parceria estabelecida entre a EUROCLIO e a House of European History.

Mais informações

A APH - Associação de Professores de História é uma associação científico‑pedagógica de professores de História de todos os ciclos e graus de ensino.

Contactos Gerais

Telefone

(+351) 217 647 201
(chamada para rede fixa nacional)

Telemóvel

(+351) 964 952 357
(chamada para rede móvel nacional)

Email

secretariado@aph.pt