O trabalho, entendido como uma ocupação remunerada, é de extrema importância nas nossas vidas: assegura a nossa existência, criando valor e riqueza. Mas significa muito mais: reconhecimento e estatuto social e, habitualmente, as metas que fixamos na vida relacionam-se com o mundo laboral. Quando se perde o trabalho, em tempos difíceis como o atual, muitas pessoas ficam fora do mercado de trabalho, passam por graves dificuldades financeiras e pressão social, sentindo que já não são elementos válidos para a sociedade.

Bem-vindos à décima quinta edição do Concurso de História para jovens. A rede europeia Eustory promove este concurso na América, Espanha e Portugal através da Real Maestranza de Caballeria de Ronda, entidade organizadora em colaboração com a Associação Andaluza de Professores e Investigadores de Geografia e História, de Ciências Sociais e Humanas, “Hespérides” e a Associação de Professores de História de Portugal.

Participar neste concurso Eustory proporciona-te a oportunidade de, para além de obteres prémios em dinheiro, participar nos seminários internacionais sobre temas da História europeia, com jovens de mais trinta países do continente europeu.

Estudantes de Espanha e Portugal participaram anualmente em reuniões internacionais realizadas em distintas cidades europeias.: Alumni Programmes de 2005 a 2015; History Camps de 1999 a 2016; Eustory Summits de 2017 a 2019; eCommemoration Campus em 2020 e Eustory Youth Activities em 2021. Participar ajudar-te-á a praticar o idioma inglês, língua oficial da rede Eustory, a relacionares-te com pessoas com interesse pela História, com as quais poderás discutir e trocar ideias sobre o passado e o presente do nosso continente.

Qualquer pessoa maior de idade, e que esteja a par da temática e da investigação a desenvolver, pode ser teu tutor. Enquanto aluno, também podes convidar um professor para que seja o teu tutor e o professor pode propor-te um tema para trabalhares. O tutor, uma vez que decidas o tema do trabalho, ajudar-te-á na elaboração das linhas orientadoras da investigação, na veracidade de fontes e informação, inclusive as que ele te possa proporcionar. Indicar-te-á quais as pessoas que podes entrevistar e porquê, bem como os arquivos, hemerotecas, museus e bibliotecas a consultar, de forma a pesquisar e selecionar informação para planificares o teu projeto.  Envolver um tutor é de grande pertinência para participar no concurso. Pensa que o conhecimento que adquires pode ser partilhado com o mesmo, analisando-o e valorizando-o, de acordo com a perspetiva de cada um, de forma a desenvolver as competências associadas à autonomia, responsabilidade, reflexão e crítica.

O júri irá constatar da intervenção do tutor, que terá de descrever o trabalho que realizou. No caso de o trabalho ser premiado também o tutor receberá um prémio em dinheiro.

Este concurso premeia a tua iniciativa e rigor no trabalho de reconstruir a História local com fontes primárias. Não te esqueças que te compete encontrar e relacionar os dados sistematizados, de uma forma original, descrevendo a história em função do conhecimento que adquiriste com a tua pesquisa, para que no final possas elaborar o teu relatório e apresentá-lo em um qualquer formato.

Eustory XV edição 2022

A APH - Associação de Professores de História é uma associação científico‑pedagógica de professores de História de todos os ciclos e graus de ensino.

Contactos Gerais

Telefone

(+351) 217 647 201

Telemóvel

(+351) 964 952 357

Email

secretariado@aph.pt