Centro de Formação

Introdução

A História do Centro de Formação da APH começa a delinear-se no início dos anos 90, sob a presidência de José Mattoso. Neste período e no âmbito da institucionalização da formação contínua de professores consignada na Lei de Bases do Sistema Educativo Português em 1986 e institucionalizada em 1992, no âmbito do programa FOCO, financiado pelo programa PRODEP, por todo o país assistiu-se à criação de Centros de Formação que proporcionassem oferta formativa na formação contínua dos docentes. A partir de outubro de 1992, foi solicitada a alteração aos estatutos desta instituição para possibilitar a institucionalização da APH enquanto entidade formadora. Esta proposta de alteração aos estatutos implicou a definição dos estatutos do Centro de Formação (que constam na nossa página). No dia dezasseis de janeiro de mil novecentos e noventa e três realiza-se a primeira reunião do Centro de Formação, tendo sido designada diretora do mesmo Isabel Silva Graça. A amplitude de ação da Comissão Pedagógica deste Centro estava submetida à legislação Geral (Decreto-Lei nº 249/92 de 9 de novembro), assim como aos estatutos da APH.

A partir de fevereiro desse ano, iniciou-se o processo de acreditação do Centro de Formação. O primeiro registo de acreditação do Centro de Formação AP 593-A-261793, de 24 de novembro do referido ano. Desde essa data até ao presente dia o Centro de Formação tem realizado oferta formativa nas áreas científicas e pedagógicas, cobrindo todos os períodos da História, na modalidade de Cursos de Formação (modalidade e learning; b learning, Colóquios, Seminários, Conferências, Congressos). Apesar da dificuldade sentida entre os anos de 2008/2017, relacionada com a perda dos subsídios para a realização de ações de formação, devido ao congelamento da carreira docente, nunca a APH deixou realizar uma oferta formativa, em todo o país, cobrindo os conteúdos programáticos dos programas das diversas disciplinas da História e, ao mesmo tempo, sensibilizando para a atualização de conhecimentos para que a prática docente na nossa disciplina acompanhe as mais recentes investigações. Neste sentido, as parcerias estabelecidas com as diferentes instituições universitárias possibilitaram uma aproximação entre o mundo da investigação académica e a prática docente dos ensinos básico e secundário. A diversidade de propostas apresentadas pelo Centro da APH, aos seus associados e não associados, foi alvo de um projeto de investigação que se traduziu na conclusão de que é um dos Centros que, a par com Matemática e Língua Portuguesa, mais oferta formativa proporcionam, aliada à diversidade de temas apresentados. Neste breve historial do Centro de Formação da APH verifica-se que a Associação tem, desde o início da institucionalização da formação contínua para docentes, acompanhado e colmatado as necessidades sentidas nesta área.
Contamos com a colaboração de todos os docentes de História para que a APH mantenha a exigência e qualidade requeridas na área da formação continua para a prática da docência.

Plano Anual de Formação Ações de Formação

A APH - Associação de Professores de História é uma associação científico‑pedagógica de professores de História de todos os ciclos e graus de ensino.

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