História, Culturas e Democracia – HCD
A APH partilha na sua página links para sítios da internet onde podem ser encontrados materiais úteis para o ensino aprendizagem da nova disciplina.
HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA (HCD) é uma disciplina anual de opção destinada aos alunos dos cursos científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Socioeconómicas e de Artes Visuais do Ensino Secundário; enquadra-se nas opções de oferta de escola e pretende contribuir, recorrendo às metodologias e instrumentos da História, para o desenvolvimento de competências de reflexão crítica, consistente e autónoma sobre a nossa contemporaneidade. Dadas as suas características, deve ser exclusivamente lecionada por docentes dos Grupos 200 e 400.
HCD pretende contribuir para a consecução do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, recorrendo à multiperspetiva e a comparações entre realidades espácio-temporais distintas, possibilitando que o aluno desenvolva a compreensão do mundo em que vive e uma consciência histórica que lhe permite assumir uma posição informada, crítica e participativa na construção da sua identidade individual e coletiva, num quadro de referência humanista e democrático. Os quatro temas propostos – A HISTÓRIA FAZ-SE COM CRITÉRIO, “GLOCAL” E CONSCIÊNCIA PATRIMONIAL, PASSADOS DOLOROSOS NA HISTÓRIA, HISTÓRIA E TEMPO PRESENTE – foram estruturados em torno de três eixos organizadores: construção do conhecimento histórico com base em metodologias específicas; compreensão do mundo atual a partir da exploração do local, do regional e do global; problematização de temas da História recente, integrando as relações passado-presente, pensados em articulação com princípios, visão e valores identificados no Perfil dos Alunos À Saída da Escolaridade Obrigatória.
Consultar a disciplina no site da DGE
Artigo SIC Notícias Artigo MSN / RTP Artigo Público Artigo Jonal i Artigo TVI24 Artigo Entorno Inteligente Artigo Sábado Artigo Lusa / PT Jornal Artigo SOL Artigo Expresso
História, Culturas e Democracia. Tema 1: A História faz-se com critério.
Com este tema pretende-se:
Fomentar a utilização crítica de fontes diversas e fiáveis, assim como das tecnologias de informação e comunicação, de forma a garantir uma perspetiva crítica e sustentada do conhecimento histórico.
Reconhecer que a História se constitui como uma forma de pensar e de discursar sobre o passado que utiliza métodos, técnicas e saberes próprios para construir conhecimento.
Reconhecer que o conhecimento histórico é provisório – não existem narrativas históricas objetivas e fechadas.
História, Culturas e Democracia. Tema 2: “Glocal” e consciência patrimonial.
Com este tema pretende-se:
Potenciar a experimentação de técnicas, instrumentos e formas de trabalho diversificados.
Promover intencionalmente, na sala de aula ou fora dela, atividades de observação.
Questionar realidades próximas e mais distantes numa ótica de integração de saberes.
História, Culturas e Democracia. Tema 3: Passados Dolorosos na História.
Com este tema pretende-se:
Propor atividades de aprendizagem orientadas para a integração e troca de saberes.
Tomar consciência de si, dos outros e do meio e a realização de projetos intra ou extraescolares.
História, Culturas e Democracia. Tema 4: História e Tempo Presente.
Com este tema pretende-se:
Reconhecer que a função social da História passa pela perceção e compreensão informada e crítica dos fenómenos que marcam o tempo presente.
Explicar os fenómenos do tempo presente através do estudo do passado, com rigor metodológico e de forma contraintuitiva, combatendo o senso-comum.
Reconhecer que a construção de um pensamento crítico sustentado é fundamental para a consolidação de uma cultura verdadeiramente democrática.