História, Culturas e Democracia – HCD

A APH partilha na sua página links para sítios da internet onde podem ser encontrados materiais úteis para o ensino aprendizagem da nova disciplina.

HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA (HCD) é uma disciplina anual de opção destinada aos alunos dos cursos científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Socioeconómicas e de Artes Visuais do Ensino Secundário; enquadra-se nas opções de oferta de escola e pretende contribuir, recorrendo às metodologias e instrumentos da História, para o desenvolvimento de competências de reflexão crítica, consistente e autónoma sobre a nossa contemporaneidade. Dadas as suas características, deve ser exclusivamente lecionada por docentes dos Grupos 200 e 400.

HCD pretende contribuir para a consecução do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, recorrendo à multiperspetiva e a comparações entre realidades espácio-temporais distintas, possibilitando que o aluno desenvolva a compreensão do mundo em que vive e uma consciência histórica que lhe permite assumir uma posição informada, crítica e participativa na construção da sua identidade individual e coletiva, num quadro de referência humanista e democrático. Os quatro temas propostos – A HISTÓRIA FAZ-SE COM CRITÉRIO“GLOCAL” E CONSCIÊNCIA PATRIMONIALPASSADOS DOLOROSOS NA HISTÓRIAHISTÓRIA E TEMPO PRESENTE – foram estruturados em torno de três eixos organizadores: construção do conhecimento histórico com base em metodologias específicas; compreensão do mundo atual a partir da exploração do local, do regional e do global; problematização de temas da História recente, integrando as relações passado-presente, pensados em articulação com princípios, visão e valores identificados no Perfil dos Alunos À Saída da Escolaridade Obrigatória.

Consultar a disciplina no site da DGE

Artigo SIC Notícias Artigo MSN / RTP Artigo Público Artigo Jonal i Artigo TVI24 Artigo Entorno Inteligente Artigo Sábado Artigo Lusa / PT Jornal Artigo SOL Artigo Expresso

História, Culturas e Democracia. Tema 1: A História faz-se com critério.

Com este tema pretende-se:
Fomentar a utilização crítica de fontes diversas e fiáveis, assim como das tecnologias de informação e comunicação, de forma a garantir uma perspetiva crítica e sustentada do conhecimento histórico.
Reconhecer que a História se constitui como uma forma de pensar e de discursar sobre o passado que utiliza métodos, técnicas e saberes próprios para construir conhecimento.
Reconhecer que o conhecimento histórico é provisório – não existem narrativas históricas objetivas e fechadas.

Mais informações

História, Culturas e Democracia. Tema 4: História e Tempo Presente.

Com este tema pretende-se:
Reconhecer que a função social da História passa pela perceção e compreensão informada e crítica dos fenómenos que marcam o tempo presente.
Explicar os fenómenos do tempo presente através do estudo do passado, com rigor metodológico e de forma contraintuitiva, combatendo o senso-comum.
Reconhecer que a construção de um pensamento crítico sustentado é fundamental para a consolidação de uma cultura verdadeiramente democrática.

Mais informações

A APH - Associação de Professores de História é uma associação científico‑pedagógica de professores de História de todos os ciclos e graus de ensino.

Contactos Gerais

Telefone

(+351) 217 647 201

Telemóvel

(+351) 964 952 357

Email

secretariado@aph.pt