Trabalho e Crise

O trabalho, entendido como uma ocupação remunerada, é de extrema importância nas nossas vidas: assegura a nossa existência, criando valor e riqueza. Mas significa muito mais: reconhecimento e estatuto social e, habitualmente, as metas que fixamos na vida relacionam-se com o mundo laboral. Quando se perde o trabalho, em tempos difíceis como o atual, muitas pessoas ficam fora do mercado de trabalho, passam por graves dificuldades financeiras e pressão social, sentindo que já não são elementos válidos para a sociedade.

Concurso de História para jovens Edição 2020-2021

XIV Convocatória do Concurso de História para jovens «Eustory

Bem-vindo à décima quarta edição do Concurso de História para jovens. A rede Eustrory promove este concurso na América, Espanha e Portugal através da Real Maestranza de Cabelleria de Ronda, entidade que organiza o concurso em colaboração com a Asociación Andaluza de Profesores e Investigadores de Geografía e Historia, de Ciencias Sociales y Humanidades “Hespérides” e a Associação de Professores de História, de Portugal.

Concorrer ao Eustory pode dar-te a oportunidade de obteres prémios em dinheiro e participares nas Academias de História (fóruns de encontro e debate sobre temas da história europeia), com jovens europeus de mais de trinta países do continente europeu

Estudantes de toda a Espanha e de Portugal participaram anualmente em encontros internacionais, realizados em diversas cidades europeias: Alumni Programmes de 2005 a 2015; History Camps, de 1999 a 2016; Eustory Summits de 2017 a 2019; e Commemoration Campus de 2020. Participar ajudar-te-á a praticar o idioma inglês, língua oficial nestes fóruns, permitir-te-á o encontro com pessoas que se interessam e valorizam a História e com as quais poderás trocar ideias, comparar e refletir sobre o passado e o presente do nosso continente.

Qualquer pessoa maior de idade, e que esteja a par da temática e da investigação a desenvolver, pode ser teu tutor. Enquanto aluno, também podes convidar um professor para que seja o teu tutor e o professor pode propor-te um tema para trabalhares.

Uma vez eleito o tema do trabalho, deves delinear as principais linhas de investigação a seguir pois estas ajudar-te-ão a selecionar e seriar a informação que encontres, quais as pessoas que podes entrevistar e porquê, assim como quais os arquivos, hemerotecas, museus e bibliotecas que deves aceder. Poderás desenvolver uma metodologia de trabalho que te irá auxiliar na planificação das diversas etapas a realizar para a consecução do trabalho. É recomendável a participação de um tutor no concurso pois terás outras perspetivas e pontos de vista, analisando e partilhando o conhecimento com este.

O júri verificará a intervenção do tutor, que terá de descrever o trabalho que foi realizado. No caso de o trabalho ser premiado, também o seu papel será reconhecido com um prémio em dinheiro.

Este concurso permeia a tua iniciativa, e o rigor histórico na reconstrução da história local com fontes primárias. Não te esqueças que deves ser tu a encontrar e relacionar os dados, de forma original. É importante o modo como descreves o processo de aquisição de conhecimento que foste adquirindo ao longo da tua investigação até à elaboração do relatório, apresentando-o no formato que elegeres.

Mais informações aqui:Tema da XIV Convocatória-portugues

A APH - Associação de Professores de História é uma associação científico‑pedagógica de professores de História de todos os ciclos e graus de ensino.

Contactos Gerais

Telefone

(+351) 217 647 201

Telemóvel

(+351) 964 952 357

Email

secretariado@aph.pt