A XVII Convocatória do Concurso de História para jovens Eustory tem como tema «Finalidades partilhadas. As nossas instituições e as suas histórias».
Pretende-se que o aluno investigue sobre uma instituição que exista ou existiu na região onde habita, investigando acerca do papel que desempenha ou desempenhou, quando foi criada, quais os seus fundadores e o porquê da sua criação. Também pode investigar a partir dos testemunhos de pessoas que, de alguma forma, no presente ou no passado, fazem ou fizeram parte de alguma instituição. O trabalho deve refletir uma perspetiva local, regional, nacional ou continental.

Data limite da entrega dos trabalhos: 18 de agosto de 2024. A data do carimbo dos correios é a data considerada.

Bem-vindos à décima sétima edição do Concurso de História para jovens. A rede europeia Eustory promove este concurso na América, Espanha e Portugal através da Real Maestranza de Caballeria de Ronda, entidade organizadora em colaboração com a Associação An­daluza de Professores e Investigadores de Geografia e História, de Ciências Sociais e Humanas, «Hespéri­des» e a Associação de Professores de História de Portugal.

Participar neste concurso Eustory proporciona-te a oportu­nidade de, para além de obteres prémios em dinheiro, participar nos seminários internacionais so­bre temas da História europeia, com jovens de mais trinta países do continente europeu.

Estudantes de Espanha e Portugal participaram anual­mente em reuniões internacio­nais realizadas em distintas ci­dades europeias: Alumni Programmes de 2005 a 2015; History Camps de 1999 a 2016; eCommemoration Campus em 2020, 2021 e 2022; Eustory Summits de 2017 a 2019 e 2023;. Participar ajudar-te-á a praticar o idioma in­glês, língua oficial da rede Eustory, a relacionares-te com pessoas com interesse pela História, com as quais poderás discutir, e trocar ideias sobre o pas­sado e o presente do nosso continente.

Qualquer pessoa maior de idade, e que esteja a par da temática e da investigação a desenvolver, pode ser teu tutor. Enquanto aluno, também podes convidar um professor para que seja o teu tutor e o professor pode propor-te um tema para trabalhares.

O tutor, uma vez que decidas o tema do trabalho, ajudar-te-á na elaboração das linhas orientadoras da investigação, na veracidade de fontes e informação, in­clusive as que ele te possa proporcionar. Indicar-te-á quais as pessoas que podes entrevistar e porquê, bem como os arquivos, hemerotecas, museus e bibliotecas a consultar, de forma a pesquisar e selecionar informação para plani­ficares o teu projeto. Envolver um tutor é de grande pertinência para participar no concurso. Pensa que o conhecimento que adquires pode ser partilhado com o mesmo, ana­lisando-o e valorizando-o, de acordo com a perspetiva de cada um, de forma a desenvolver as competências associadas à auto­nomia, responsabilidade, reflexão e crítica.

O júri irá constatar da inter­venção do tutor, que terá de descrever o trabalho que realizou. No caso de o trabalho ser premiado também o tutor receberá um prémio em dinheiro.

Este concurso premeia a tua iniciativa e rigor no trabalho de reconstruir a História local com fontes primárias. Não te esqueças que te compete encontrar e relacionar os dados sistematizados, de uma forma original, descrevendo a história em função do conhe­cimento que adquiriste com a tua pesquisa, para que no final possas elaborar o teu relatório e apresentá-lo em um qualquer formato.

Folleto-Eustory_vertical_port24

A APH - Associação de Professores de História é uma associação científico‑pedagógica de professores de História de todos os ciclos e graus de ensino.

Contactos Gerais

Telefone

(+351) 217 647 201
(chamada para rede fixa nacional)

Telemóvel

(+351) 964 952 357
(chamada para rede móvel nacional)

Email

secretariado@aph.pt