Ana Matilde Reis, de 15 anos de idade, aluna na Escola EB. 2, 3 Cardoso Lopes, na Amadora, e a sua tutora, professora de História Ana Sofia Pinto, venceram a 12.ª Edição do Concurso Eustory subordinado ao tema “Transição Política”.

O trabalho a concurso consistiu num website intitulado “Portugal: Revolução e Transição Política para a Democracia”:

“(…) tem como principal objetivo dar a conhecer o processo de transição do regime autoritário do Estado Novo para a democracia. Este processo de transição alterou, no meu país, as regras e mecanismos de participação cívica e de cidadania.

Para poder realizar este website consultei obras em bibliotecas e documentos que constam do arquivo da PIDE. Efetuei ainda entrevistas que me permitiram perceber como é que os meus entrevistados vivenciaram o Estado Novo, a Revolução dos Cravos e quais são as suas memórias sobre o processo de transição política que se seguiu a esta operação militar. (…)

Ana Matilde Reis

Amadora, 15 de agosto de 2019”

 

A par do primeiro prémio, Portugal obteve um terceiro prémio: “Viragem Histórica”, João Pedro Félix Costa e Rodrigo da Luz Martins e tutora Lucília do Carmo Marques Relvas Oliveira (Lisboa, Portugal); e três menções honrosas: “O comício de 7 de março de 1975 em Setúbal” por Ana Catarina Costa, Ana Margarida Machado, Beatriz Ribeiro e Mariana Reizinho e tutora Alexandra Godinho (Setúbal, Portugal);“Torres Vedras: Da Ditadura à Democracia”, por Sofia Neves Silva, Alexandre Filipe Martins Silva e Maria Vitória Gonçalves Melita e tutor Paulo Adelino Esteves Gonçalves (Estremadura, Portugal); “As eleições de 1975, no país e em Setúbal” por Ana Rita Alexandre Lança, Diogo Durand Ratinho, Margarida Sobral de Castro Caldeirinha e Maria Francisca Oriol Pena Carvalho Machado e tutora Alexandra Godinho (Setúbal, Portugal).

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no próximo dia 4 de outubro na Real Caballeria de Ronda.

A rede Eustory promove este concurso na América, Espanha e Portugal através da Real Maestranza de Cabellería de Ronda, entidade que organiza o concurso de História para Jovens «Eustory» em colaboração com a Asociación Andaluza de Profesores e Investigadores de Geografía e Historia, de Ciencias Sociales y Humanidades «Hespérides» e a Associação de Professores de História, de Portugal. Este ano decorreu a 12ª edição subordinado ao tema “Transição Política”.

A listagem completa de premiados pode ser consultada no site da APH ou no site do consurso de História para Jovens «Eustory».

A APH - Associação de Professores de História é uma associação científico‑pedagógica de professores de História de todos os ciclos e graus de ensino.

Contactos Gerais

Telefone

(+351) 217 647 201

Telemóvel

(+351) 964 952 357

Email

secretariado@aph.pt