No dia 9 de março assinalam-se os 110 anos da edição do jornal O Negro, o primeiro de um conjunto de onze títulos de imprensa dirigidos por ativistas afrodescendentes a residir na «metrópole» entre 1911 e 1933. A publicação deste que foi o órgão oficial da Associação dos Estudantes Negros, é agora reeditado pela Falas Afrikanas.
O seu surgimento ocorre apenas cinco meses após a proclamação da República, um regime que hasteou a bandeira da liberdade e da igualdade, ao mesmo tempo que afirmou um nacionalismo colonialista que implicou o reforço da ocupação militar das colónias africanas e a submissão violenta das suas populações. Ao longo de três números, O Negro ergueu-se contra «iniquidades, opressões e tiranias», exigindo da 1ª República o fim da desigualdade racial e reivindicando uma África que fosse «propriedade social dos africanos».
Aceda aqui à reedição, em formato digital, dos três números de O Negro: https://archive.org/details/jornal-o-negro-110anos/mode/2up
Apresentação do projeto: Apresentação detalhada